Logo ASAP-colorida-alta 2

Comunicação: habilidade indispensável para qualquer profissional da saúde.

Apesar dos avanços tecnológicos, a comunicação continua sendo a ferramenta primária e indispensável para o desenvolvimento de qualquer profissional da saúde. Alguns elementos são fundamentais para conseguir um ambiente de conforto emocional para a comunicação de um diagnóstico por exemplo, dados sobre a doença, bem como para o acompanhamento clínico.

São eles:

  1. Empatia
  2. Compreensão
  3. Interesse
  4. Desejo de ajudar
  5. Bom humor

O intercâmbio de informações entre o clínico e o seu paciente engloba o esclarecimento sobre a doença e suas implicações, a escuta verdadeira e sem julgamentos das queixas do paciente, as informações sobre alternativas de tratamento e suas sequelas e orientações quanto às possíveis limitações orgânicas, funcionais e psicológicas. Além, claro, das diversas possibilidades e estratégias pertinentes ao processo de reabilitação, inserção de familiares no cuidado e comunicação acessível e interna com a equipe multiprofissional.


O profissional da saúde deve sempre deixar o paciente informado e orientado sobre tudo o que ele precisa saber, assim como assegurar de que ele tenha compreendido as informações recebidas, de forma correta. Para isso, existem diversas estratégias de checagem de informação e orientações.

  • Solicite ao paciente/familiar/cuidador que repita as orientações e informações que foram fornecidas;
  • Dê 1 informação por etapa de explicação. Antes de fornecer outras informações, confira a compreensão da informação anterior antes de prosseguir para as etapas seguintes;
  • Peça que pontuem as principais metas combinadas para o seu tratamento e sua reabilitação;
  • Alinhe, de forma rotineira, as expectativas de todos os envolvidos (paciente, familiares, cuidadoras e equipe de cuidados).

Sabemos que uma primeira impressão é extremamente importante, não é mesmo? Modificar impressões que os pacientes ou outros profissionais fizeram sobre você torna-se muito mais desafiador, do que já iniciar um contato de forma positiva.

A construção da identidade comunicativa do profissional da saúde deve levar em conta sua essência e sua personalidade. A fala de um profissional da saúde deve transmitir valores como saúde, cuidado, bem estar, segurança, competência, integridade e comprometimento.

O processo para a construção da identidade visual inicia com o desenvolvimento ou refinamento das habilidades de comunicação já existentes. Ao obter conhecimento sobre as ferramentas comunicativas o profissional da saúde passa a comunicar-se de forma mais efetiva, conquistando assim destaque e reconhecimento por suas habilidades.

Confira essas dicas:

  • Não use vocabulário inacessível e de difícil compreensão. A fala do profissional da saúde não pode ser uma fala onde tenha o predomínio hegemônico de quem domina a ciência (profissional) sobre o leigo (o paciente). Essa relação deve sim, ser marcada pela ética profissional de respeito mútuo e confiança entre ambos os sujeitos.
  • Controle a intensidade vocal: para mostrar disponibilidade, atenção ao ouvinte e assertividade, é preciso modular a voz de acordo com o momento comunicativo.
  • Articule de forma clara. Uma articulação precisa dos sons da fala transmite a impressão de clareza e alinhamento de ideias. Uma articulação imprecisa, pode transmitir a ideia de insegurança, desinformação e desinteresse.
  • Faça contato visual: pessoas que desviam o olhar passam a sensação de instabilidade e insegurança. Os pacientes precisam sentir-se acolhidos e protegidos. Então olho no olho.
  • Pratique a escuta ativa: esteja “presente” no atendimento. Aquele é o momento que o paciente tanto esperou. Não há nada mais importante para você fazer nesse momento. Esse momento é um encontro que deve ser valorizado.
  • Mostre interesse: faça perguntas não invasivas ao paciente. Demonstre interesse por sua história, dores e vontades.
  • Fale de forma positiva: frases positivas favorecem o bem-estar do paciente e valorizam a sua mensagem.
  • Fale bem de você: se você não possui uma visão positiva sobre suas habilidades e competências, como você vai conseguir fazer com que o outro acredite que você as possui? Competência é uma qualidade que todo indivíduo tem e ela sempre é percebida pelos outros.

Antigos padrões de comunicação devem ser substituídos ou serem ressignificados. A mudança pode e deve acontecer e nós podemos te ajudar nesta jornada. 

Confira em nossa barra de serviços os nossos programas de treinamento e consultorias. Nós temos o programa ideal para você.

Todos os nossos treinamentos e consultorias podem ser personalizados de acordo com suas necessidades mais imediatas! Solicite uma proposta de serviço em nosso contato!

Autoria: Fga. Dra. Aline Gonçalves – Consultora de Comunicação da ASAP Comunicação Humana

 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.